19 de set. de 2012

PROJETO COMPREENDENDO O TOSCO EM AÇÃO.



Tosco em Ação: prevenindo a violência na Escola ELZA GRANZOTTO FERRAZ.


Plano de Ação
2012



PLANO DE AÇÃO/2012.

NEPRE ATUANTE NA E.E.B. ELZA GRANZOTTO FERRAZ.

TEMA: PROJETO DESENHANDO O LIVRO TOSCO.

SÉRIE: OITAVA SÉRIE 01.

JUSTIFICATIVA:

   O LIVRO TOSCO ESCRITO POR GILBERTO MATTJE RELATA DE FORMA SIMPLES E DIRETA, VALORES ÉTICOS E MORAIS NAS PESSOAS/ADOLESCENTES, TRAZENDO FATOS E QUESTÕES ABORDADAS/VIVENCIADAS NO COTIDIANO.
   COMPREENDENDO O TOSCO É SEM DÚVIDA UM DESAFIO DE LIDAR COM ESTA LONGA E COMPLEXA FASE DA VIDA DENTRO DE CENÁRIOS MUITAS VEZES HOSTIS.
   NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES VIVENCIAM ATUALMENTE VARIADAS MANEIRAS DE POSSÍVEIS DESESTRUTURAS FAMILIAR, VALE LEMBRAR QUE ESSA DESESTRUTURA NÃO SE DEFINE SOMENTE PELA FALTA DE DINHEIRO, MAS SIM TAMBÉM PELA FALTA DA AFETIVIDADE/CARINHO/LIMITE QUE TODOS SER HUMANO PRECISA.
   DEVEMOS COMPREENDER NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES PARA PERCEBER O PORQUÊ DE TAIS ATITUDES.


OBJETIVO GERAL:
ESTIMULAR/DESENVOLVER VALORES ÉTICOS E MORAIS NOS JOVENS/ADOLESCENTES, A FIM DE TRAZER QUESTÕES E FATOS ABORDADOS NO COTIDIANO E DE COMPREENDER ATITUDES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA FÍSICA E MENTAL.


·          
·         FAZER A PRODUÇÃO DE DESENHOS DE CADA CAPÍTULO, A FIM DE PROMOVER A INTERPRETAÇÃO LÚDICA DO LIVRO TOSCO;
·         ESTIMULAR O DIÁLOGO ENTRE ALUNOS/PROFESSOR, PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS/INDIVIDUALIDADE;
·         PROMOVER RODA DE CONVERSA, A FIM DE CONHECER A VIVÊNCIA DE CADA INTEGRANTE DE SALA DE AULA;


METODOLOGIA DE APLICAÇÃO:

   OS ALUNOS DA OITAVA SÉRIE 01 JÁ FIZERAM A LEITURA INDIVIDUAL DO LIVRO COMPREENDENDO O TOSCO COM A PROFESSORA DE PORTUGUES FRANCIELE.   
   ENTÃO A PARTIR DESTA ETAPA A ASSISTENTE TÉCNICA PEDAGÓGICA VEM COM A PROPOSTA DE DESENHO INTERPRETATIVO DO LIVRO, A FIM DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESTE LIVRO PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
   APÓS OS DESENHOS INTERPRETATIVOS SERÃO FEITAS AS APRESENTAÇÕES COLETIVAS/RELATOS/DIÁLOGOS.
  O TRABALHO SERÁ DIVIDIDO EM TRÊS MANHÃS NAS AULAS DA DISCIPLINA DE PORTUGUES, PARA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DA PROFESSORA.

1. Dados de Identificação

Nome da Escola:
E.E.B. ELZA GRANZOTTO FERRAZ.
Endereço: RUA CARLOS FREDERICO RANTHUM NÚMERO: 16950
Cidade: JARAGUÁ DO SUL                       CEP: 89267000
Telefone (47 ) 3274-8007.
Diretor (a): INES PRADI                                        Celular 
Assessor: ADRIANO JOSÉ NOGUEIRA.              Celular 
Anos e número de alunos envolvidos no Projeto: 801 E 802 – 65 ALUNOS.

ANOS


TOTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
8(OITAVA)
QUANTIDADE
NÃO
NÃO
65
NÃO
NÃO
65ALUNOS.


Componentes Curriculares/Disciplinas envolvidas:
 PROFESSORA DE PORTUGUES FRANCIELE.

Coordenador geral do projeto: MARCELA GONÇALVES   celular 
Equipe de Trabalho:
Nome
E-mail
Função na Escola
Função no Projeto
FRANCIELI
_________________________
Professora/português
Aplicador
MARCELA GONÇALVES
mgmarcelamg@gmail.com
Coordenação
Responsável









2.     Justificativa

O LIVRO TOSCO ESCRITO POR GILBERTO MATTJE RELATA DE FORMA SIMPLES E DIRETA, VALORES ÉTICOS E MORAIS NAS PESSOAS/ADOLESCENTES, TRAZENDO FATOS E QUESTÕES ABORDADAS/VIVENCIADAS NO COTIDIANO.
   COMPREENDENDO O TOSCO É SEM DÚVIDA UM DESAFIO DE LIDAR COM ESTA LONGA E COMPLEXA FASE DA VIDA DENTRO DE CENÁRIOS MUITAS VEZES HOSTIS.
   NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES VIVENCIAM ATUALMENTE VARIADAS MANEIRAS DE POSSÍVEIS DESESTRUTURAS FAMILIAR, VALE LEMBRAR QUE ESSA DESESTRUTURA NÃO SE DEFINE SOMENTE PELA FALTA DE DINHEIRO, MAS SIM TAMBÉM PELA FALTA DA AFETIVIDADE/CARINHO/LIMITE QUE TODOS SER HUMANO PRECISA.
   DEVEMOS COMPREENDER NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES PARA PERCEBER O PORQUÊ DE TAIS ATITUDES.



3.     Objetivo geral - escopo
ESTIMULAR/DESENVOLVER VALORES ÉTICOS E MORAIS NOS JOVENS/ADOLESCENTES, A FIM DE TRAZER QUESTÕES E FATOS ABORDADOS NO COTIDIANO E DE COMPREENDER ATITUDES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA FÍSICA E MENTAL.



4.     Objetivos específicos
·         FAZER A PRODUÇÃO DE DESENHOS DE CADA CAPÍTULO, A FIM DE PROMOVER A INTERPRETAÇÃO LÚDICA DO LIVRO TOSCO;
·         ESTIMULAR O DIÁLOGO ENTRE ALUNOS/PROFESSOR, PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS/INDIVIDUALIDADE;
·         PROMOVER RODA DE CONVERSA, A FIM DE CONHECER A VIVÊNCIA DE CADA INTEGRANTE DE SALA DE AULA;

5.     Metas - Resultados Esperados

___________________________________________________________________________________VALORIZAR O ASPECTO FAMÍLIA, COMO PRIMORDIAL PARA A VIDA NO SER HUMANO.


6.     Cronograma de Ação



Ação
Atividades
Responsável (eis)
Período de Execução
Recursos
INTEGRAÇÃO/DIÁLOGO
ENTRE PROFISSIONAIS/ALUNOS
DO AMBIENTE ESCOLAR.
·         DESENHO INTERPRETATIVO DOS CAPÍTULOS;
·         RODA DE CONVERSA;
·         DIÁLOGOS DE CONHECI-MENTO INDIVIDUAL E COLETIVO;
·         CONVERSA SOBRE A IMPORTÂN-CIA DA FAMÍLIA;
MARCELA GONÇALVES

FRANCIELI
19/09/2012
ATÉ
28/09/2012.
Pontos de acesso à internet,
Projetor multimídia,
Livro Tosco,
Vídeos,
Jogos pedagógicos, pastas, caneta, etc.













Nenhum comentário:

Postar um comentário