Tosco em Ação: prevenindo a violência na Escola ELZA
GRANZOTTO FERRAZ.

Plano de Ação
2012
PLANO DE AÇÃO/2012.
NEPRE ATUANTE NA E.E.B. ELZA
GRANZOTTO FERRAZ.
TEMA: PROJETO DESENHANDO O LIVRO TOSCO.
SÉRIE: OITAVA SÉRIE 01.
JUSTIFICATIVA:
O LIVRO TOSCO ESCRITO POR GILBERTO MATTJE
RELATA DE FORMA SIMPLES E DIRETA, VALORES ÉTICOS E MORAIS NAS
PESSOAS/ADOLESCENTES, TRAZENDO FATOS E QUESTÕES ABORDADAS/VIVENCIADAS NO
COTIDIANO.
COMPREENDENDO O TOSCO É SEM DÚVIDA UM
DESAFIO DE LIDAR COM ESTA LONGA E COMPLEXA FASE DA VIDA DENTRO DE CENÁRIOS
MUITAS VEZES HOSTIS.
NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES VIVENCIAM
ATUALMENTE VARIADAS MANEIRAS DE POSSÍVEIS DESESTRUTURAS FAMILIAR, VALE LEMBRAR
QUE ESSA DESESTRUTURA NÃO SE DEFINE SOMENTE PELA FALTA DE DINHEIRO, MAS SIM
TAMBÉM PELA FALTA DA AFETIVIDADE/CARINHO/LIMITE QUE TODOS SER HUMANO PRECISA.
DEVEMOS COMPREENDER NOSSOS
JOVENS/ADOLESCENTES PARA PERCEBER O PORQUÊ DE TAIS ATITUDES.
OBJETIVO GERAL:
ESTIMULAR/DESENVOLVER
VALORES ÉTICOS E MORAIS NOS JOVENS/ADOLESCENTES, A FIM DE TRAZER QUESTÕES E
FATOS ABORDADOS NO COTIDIANO E DE COMPREENDER ATITUDES PARA UMA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA FÍSICA E MENTAL.
·
·
FAZER A PRODUÇÃO DE DESENHOS DE CADA CAPÍTULO, A
FIM DE PROMOVER A INTERPRETAÇÃO LÚDICA DO LIVRO TOSCO;
·
ESTIMULAR O DIÁLOGO ENTRE ALUNOS/PROFESSOR, PARA
MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS/INDIVIDUALIDADE;
·
PROMOVER RODA DE CONVERSA, A FIM DE CONHECER A
VIVÊNCIA DE CADA INTEGRANTE DE SALA DE AULA;
METODOLOGIA DE
APLICAÇÃO:
OS ALUNOS DA OITAVA SÉRIE 01 JÁ FIZERAM A
LEITURA INDIVIDUAL DO LIVRO COMPREENDENDO O TOSCO COM A PROFESSORA DE
PORTUGUES FRANCIELE.
ENTÃO A PARTIR DESTA ETAPA A ASSISTENTE
TÉCNICA PEDAGÓGICA VEM COM A PROPOSTA DE DESENHO INTERPRETATIVO DO LIVRO, A FIM
DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESTE LIVRO PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
APÓS OS DESENHOS INTERPRETATIVOS SERÃO
FEITAS AS APRESENTAÇÕES COLETIVAS/RELATOS/DIÁLOGOS.
O TRABALHO SERÁ DIVIDIDO EM TRÊS MANHÃS NAS
AULAS DA DISCIPLINA DE PORTUGUES, PARA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DA
PROFESSORA.
1. Dados de
Identificação
Nome da Escola:
E.E.B. ELZA GRANZOTTO
FERRAZ.
Endereço: RUA CARLOS FREDERICO
RANTHUM NÚMERO: 16950
Cidade: JARAGUÁ DO SUL CEP: 89267000
Telefone (47 ) 3274-8007.
Diretor (a): INES PRADI Celular
Assessor: ADRIANO JOSÉ NOGUEIRA.
Celular
Anos e número de alunos
envolvidos no Projeto: 801 E 802 – 65 ALUNOS.
|
ANOS
|
TOTAL
|
||||
ENSINO FUNDAMENTAL
|
ENSINO MÉDIO
|
|||||
6º
|
7º
|
8(OITAVA)
|
9º
|
1º
|
||
QUANTIDADE
|
NÃO
|
NÃO
|
65
|
NÃO
|
NÃO
|
65ALUNOS.
|
Componentes Curriculares/Disciplinas
envolvidas:
PROFESSORA DE PORTUGUES FRANCIELE.
Coordenador
geral do projeto: MARCELA GONÇALVES celular
Equipe
de Trabalho:
Nome
|
E-mail
|
Função
na Escola
|
Função
no Projeto
|
FRANCIELI
|
_________________________
|
Professora/português
|
Aplicador
|
MARCELA GONÇALVES
|
mgmarcelamg@gmail.com
|
Coordenação
|
Responsável
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.
Justificativa
O LIVRO TOSCO ESCRITO
POR GILBERTO MATTJE RELATA DE FORMA SIMPLES E DIRETA, VALORES ÉTICOS E MORAIS
NAS PESSOAS/ADOLESCENTES, TRAZENDO FATOS E QUESTÕES ABORDADAS/VIVENCIADAS NO
COTIDIANO.
COMPREENDENDO O TOSCO É SEM DÚVIDA UM
DESAFIO DE LIDAR COM ESTA LONGA E COMPLEXA FASE DA VIDA DENTRO DE CENÁRIOS
MUITAS VEZES HOSTIS.
NOSSOS JOVENS/ADOLESCENTES VIVENCIAM
ATUALMENTE VARIADAS MANEIRAS DE POSSÍVEIS DESESTRUTURAS FAMILIAR, VALE LEMBRAR
QUE ESSA DESESTRUTURA NÃO SE DEFINE SOMENTE PELA FALTA DE DINHEIRO, MAS SIM
TAMBÉM PELA FALTA DA AFETIVIDADE/CARINHO/LIMITE QUE TODOS SER HUMANO PRECISA.
DEVEMOS COMPREENDER NOSSOS
JOVENS/ADOLESCENTES PARA PERCEBER O PORQUÊ DE TAIS ATITUDES.
3.
Objetivo
geral - escopo
ESTIMULAR/DESENVOLVER
VALORES ÉTICOS E MORAIS NOS JOVENS/ADOLESCENTES, A FIM DE TRAZER QUESTÕES E
FATOS ABORDADOS NO COTIDIANO E DE COMPREENDER ATITUDES PARA UMA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA FÍSICA E MENTAL.
4. Objetivos específicos
·
FAZER A PRODUÇÃO DE DESENHOS DE CADA CAPÍTULO, A
FIM DE PROMOVER A INTERPRETAÇÃO LÚDICA DO LIVRO TOSCO;
·
ESTIMULAR O DIÁLOGO ENTRE ALUNOS/PROFESSOR, PARA
MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS/INDIVIDUALIDADE;
·
PROMOVER RODA DE CONVERSA, A FIM DE CONHECER A
VIVÊNCIA DE CADA INTEGRANTE DE SALA DE AULA;
5. Metas
- Resultados Esperados
___________________________________________________________________________________VALORIZAR O ASPECTO FAMÍLIA, COMO PRIMORDIAL PARA A VIDA
NO SER HUMANO.
6. Cronograma
de Ação
Ação
|
Atividades
|
Responsável (eis)
|
Período de Execução
|
Recursos
|
INTEGRAÇÃO/DIÁLOGO
ENTRE PROFISSIONAIS/ALUNOS
DO AMBIENTE ESCOLAR.
|
·
DESENHO INTERPRETATIVO DOS CAPÍTULOS;
·
RODA DE CONVERSA;
·
DIÁLOGOS DE CONHECI-MENTO INDIVIDUAL E COLETIVO;
·
CONVERSA SOBRE A IMPORTÂN-CIA DA FAMÍLIA;
|
MARCELA GONÇALVES
FRANCIELI
|
19/09/2012
ATÉ
28/09/2012.
|
Pontos de acesso à internet,
Projetor multimídia,
Livro Tosco,
Vídeos,
Jogos pedagógicos, pastas, caneta, etc.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário