TEMA
Educação Nutricional nas Escolas
INTRODUÇÃO
Para sermos saudáveis, precisamos praticar exercícios físicos, dormir, ter hábitos de higiene e, principalmente, nos alimentarmos adequadamente. Segundo a legislação vigente em nosso país, a “Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável” (RDC nº39, de 21 de março de 2001). A adoção de um comportamento alimentar saudável do pré-escolar e escolar pode ser apontada como importante medida de promoção da saúde, com repercussões positivas na vida adulta (BRESSAN, 2010).
JUSTIFICATIVA
Uma boa oportunidade para que as crianças descubram a Pirâmide Alimentar.
OBJETIVO GERAL
Identificar os alimentos que devem ser consumidos em maior e menor quantidade no dia-a-dia.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Motivar as crianças a se alimentarem de forma correta;
- Ensinar as crianças a História da Pirâmide Alimentar;
- Estudar a importância do grupo de alimentos e a fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
METODOLOGIA
Despertar nas crianças o interesse pelos alimentos saudáveis, através de painéis onde serão colocados dois cartazes com a figura de um prato vazio no quadro, em um dos pratos tem a descrição “comer em maior quantidade” no outro “comer em menor quantidade”. Pedir às crianças que procurem nas revistas e nos jornais, os alimentos que, em sua opinião, precisamos comer em maior e menor quantidade, após recortarem as figuras pedir para que coloquem nos pratos correspondentes. Serão trabalhados com crianças do 4º e 5º ano fundamental. Após, colocar a pirâmide alimentar, contar a sua importância e observar se os alimentos foram dispostos de forma correta. Questionar se estariam se alimentando bem se comesse apenas os alimentos que foram colocados nos pratos, e o que aconteceriam se comêssemos mais doces, gorduras e óleos, em vez de pães, cereais, verduras, legumes e frutas.
RESULTADOS ESPERADOS
Pretende-se concluir em um mês este projeto, para que as crianças possam entender a importância de uma alimentação saudável e balanceada.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Os resultados foram positivos, pois as crianças entenderam a importância da alimentação saudável no seu dia-a-dia e espera-se que possam colocar em prática em suas casas, tornando-se um hábito a alimentação saudável.
Educação Nutricional nas Escolas
INTRODUÇÃO
Para sermos saudáveis, precisamos praticar exercícios físicos, dormir, ter hábitos de higiene e, principalmente, nos alimentarmos adequadamente. Segundo a legislação vigente em nosso país, a “Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável” (RDC nº39, de 21 de março de 2001). A adoção de um comportamento alimentar saudável do pré-escolar e escolar pode ser apontada como importante medida de promoção da saúde, com repercussões positivas na vida adulta (BRESSAN, 2010).
JUSTIFICATIVA
Uma boa oportunidade para que as crianças descubram a Pirâmide Alimentar.
OBJETIVO GERAL
Identificar os alimentos que devem ser consumidos em maior e menor quantidade no dia-a-dia.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Motivar as crianças a se alimentarem de forma correta;
- Ensinar as crianças a História da Pirâmide Alimentar;
- Estudar a importância do grupo de alimentos e a fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
METODOLOGIA
Despertar nas crianças o interesse pelos alimentos saudáveis, através de painéis onde serão colocados dois cartazes com a figura de um prato vazio no quadro, em um dos pratos tem a descrição “comer em maior quantidade” no outro “comer em menor quantidade”. Pedir às crianças que procurem nas revistas e nos jornais, os alimentos que, em sua opinião, precisamos comer em maior e menor quantidade, após recortarem as figuras pedir para que coloquem nos pratos correspondentes. Serão trabalhados com crianças do 4º e 5º ano fundamental. Após, colocar a pirâmide alimentar, contar a sua importância e observar se os alimentos foram dispostos de forma correta. Questionar se estariam se alimentando bem se comesse apenas os alimentos que foram colocados nos pratos, e o que aconteceriam se comêssemos mais doces, gorduras e óleos, em vez de pães, cereais, verduras, legumes e frutas.
RESULTADOS ESPERADOS
Pretende-se concluir em um mês este projeto, para que as crianças possam entender a importância de uma alimentação saudável e balanceada.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Os resultados foram positivos, pois as crianças entenderam a importância da alimentação saudável no seu dia-a-dia e espera-se que possam colocar em prática em suas casas, tornando-se um hábito a alimentação saudável.
Parabéns pela iniciativa, pois a educação alimentar é primordial nesta faixa etária.
ResponderExcluirLegal, parabéns, muito legal o trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. É muito importante que as crianças saibam que a saúde depende da boa alimentação. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez, você sempre cuidando de seus alunos, não importa a escola, sempre procurando educar de forma correta, seja nos estudos em geral como na educação alimentar, é uma pena que a maioria das escolas não se preocupam com a alimentação dos alunos, pois teríamos crianças mais saudavéis e mais estudiosas. Parabéns Prof. Josiane. E não se esqueça que EU TE AMO. Att. Reginaldo (esposo da Prof. Josiane)
ResponderExcluir